De Xangai a Estocolmo, estes são os maiores sistemas de transporte público do mundo – eleitos pelas pessoas que os utilizam todos os dias
Onde estaríamos sem o transporte público? Nosso mundo está cada vez mais dominado por cidades que crescem a cada dia, e cada vez mais de nós estamos percebendo que o tráfego de carros em constante crescimento é uma má notícia para nós, nossas cidades e o planeta. Nesse contexto, trens, ônibus e bondes são os heróis desconhecidos que poderiam literalmente salvar o mundo.
Claro, um ônibus lotado na viagem matinal não é exatamente a experiência de viagem dos sonhos. Mas quando se trata de explorar as maiores cidades do mundo, tudo se resume a pegar um trem ou ônibus e descobrir a cidade pelos olhos de um local. E algumas das melhores redes de transporte público do mundo até mesmo se transformam em verdadeiras caçadas culturais, tornando o mundano espetacular com arte e design sublimes.
Os Melhores Transportes Públicos do Mundo
1. Berlim
Confortável, seguro e sempre pontual, o transporte público em Berlim é uma maravilha. Portanto, não é surpresa ver a cidade conquistar o primeiro lugar aqui, com 97 por cento dos berlinenses elogiando a rede de transporte de sua cidade. Moradores e viajantes têm aproveitado ao máximo o U-Bahn, S-Bahn e ônibus por décadas – mesmo quando a cidade estava dividida em dois durante a Guerra Fria. O subterrâneo U-Bahn é particularmente encantador, um labirinto eficiente de trens que transportam pessoas de atração a atração da manhã à noite. Com impressionantes 175 estações distribuídas por nove linhas, pode parecer imponente, mas o U-Bahn é magnificamente simples de navegar.
2. Praga
A capital da República Tcheca é uma das cidades mais bonitas da Europa, e sua rede de transporte público só adiciona a isso. Em nossa pesquisa, impressionantes 96 por cento dos moradores de Praga disseram que é fácil se locomover pela cidade usando o transporte público. E não é apenas conveniente, é também espetacular. Praga não seria Praga sem a vista de um bonde passando em frente a uma igreja gótica ou uma beleza renascentista – mas o metrô é ainda melhor, com três linhas fáceis de usar que cobrem quase toda a cidade. Cada linha tem seu próprio caráter estético, desde as fachadas fotogênicas em forma de bolha da Linha A (verde) até os designs futuristas encontrados no final da Linha C (vermelha). A Linha B amarela abrange os dois estilos, com alguns remanescentes curiosos do período comunista para quem se interessa por essa época.
3. Tóquio
Nova Iorque tem mais estações, Xangai tem mais trilhos, mas nenhum transporte público no planeta atende a tantas pessoas quanto o encontrado em Tóquio. Você pode ter visto vídeos virais de trens de metrô lotados na capital japonesa, e tais visões não são incomuns. Além disso, o tamanho imenso da rede a torna algo como um labirinto. No entanto, o transporte público de Tóquio é brilhantemente mantido e cada vez mais fácil de usar para quem não fala japonês (além dos locais, 94 por cento dos quais disseram que a cidade era fácil de navegar usando o transporte público). Talvez seja melhor evitar a hora do rush, no entanto…
4. Copenhague
Não é difícil argumentar que Copenhague é a melhor cidade do planeta. Poucos lugares são tão elegantemente estilosos quanto a capital dinamarquesa, e sua lista de restaurantes, museus e bares não tem igual (sem mencionar a cerveja artesanal). O transporte público em Copenhague cumpre sua parte do acordo, com um sistema confiável de trens, ônibus e barcos que transportam as pessoas o dia todo. Você pode pagar por tudo com um único bilhete: o Copenhagen Card cobre o transporte público em toda a cidade. Não é de admirar que 93 por cento dos moradores locais tenham dito que era fácil se locomover.
5. Estocolmo
Sem surpresas para esta capital do design escandinavo, o metrô de Estocolmo é o que há de mais estiloso. Não o chamam de a galeria de arte mais longa do mundo sem motivo: a esmagadora maioria das estações da tunnelbana de Estocolmo brilha com criatividade, de mosaicos a pinturas que abrangem todo tipo de temas. Mas a estética é apenas parte do pacote: o transporte público em Estocolmo (incluindo também bondes, ônibus e balsas) é tão eficiente quanto envolvente. E 93 por cento dos moradores locais concordam que é fácil se locomover pela cidade.
6. Cingapura
Não deve ser surpresa ouvir que o transporte público em Cingapura está muito à frente do mundo moderno. A inovação é padrão aqui, e os ônibus e o metrô de trânsito rápido em massa (MRT) da cidade não deixam pedra sobre pedra em sua busca pela excelência. O aplicativo MyTransport.SG torna o planejamento uma brisa, o Singapore Tourist Pass cuida do pagamento, e quase todas as principais atrações em Cingapura estão a uma curta caminhada de uma estação. Ah, e mencionamos que todos os ônibus são acessíveis a cadeiras de rodas e carrinhos de bebê são permitidos? Cingapura acerta muitas coisas, e o transporte público está lá em cima, de acordo com 92 por cento dos locais.
7. Hong Kong
O transporte público em Hong Kong rotineiramente ocupa posições altas entre os melhores do mundo, e com razão. A rede é extensa, para dizer o mínimo, e a cidade se orgulha do fato de que 75 por cento da população vive a menos de um quilômetro de uma estação de metrô – isso significa menos de 15 minutos a pé. Todo o sistema é eficiente, limpo e confortável, e o cartão Octopus torna o pagamento deleitosamente simples. Se acostumar com o sistema não é imediato, mas o esforço definitivamente vale a pena. Os locais concordam: em nossa pesquisa, 92 por cento dos habitantes de Hong Kong elogiaram o sistema de transporte de sua cidade. Para aproveitar ao máximo Hong Kong, aproveite ao máximo o seu transporte público.
8.Taipé
A capital de Taiwan é uma das cidades mais habitáveis do mundo, e seu maravilhoso sistema de transporte público é uma das principais razões para isso. O Metrô de Taipé (ou MRT) é um dos sistemas de metrô leves mais movimentados do mundo, mas nem uma gota de eficiência foi sacrificada no processo. Taipé é uma das cidades mais fáceis de percorrer na Ásia, com 92 por cento dos locais avaliando positivamente a rede de transporte público, e as estações elevadas proporcionam aos passageiros visitantes uma visão fascinante da vida cotidiana nas ruas. As placas em inglês também são certamente úteis.
9. Xangai
Segunda apenas para Nova Iorque em número de estações, o metrô de Xangai é o maior do mundo quando se trata da extensão que cobre. Na verdade, o sistema de metrô de Xangai foi modelado com base em seu famoso contemporâneo em Nova Iorque, e, ao contrário de seu homólogo americano, a cidade mais populosa da China mantém seu sistema rigorosamente pontual. Ao lado dos trens, o sistema de ônibus, maglevs, táxis e balsas de Xangai pode ser pago usando o Cartão de Transporte Público de Xangai, uma versão sem contato de um cartão pré-pago que pode ser adquirido e recarregado nos postos de venda de bilhetes. Os residentes de Xangai certamente estão satisfeitos: 91 por cento dos entrevistados em nossa pesquisa disseram que era fácil atravessar a cidade usando o transporte público.
10. Amsterdã
Você certamente notará as multidões de bicicletas cruzando a capital holandesa, mas você não precisa se comprometer com duas rodas aqui: o transporte público de Amsterdã cobre muita área, e não é pouca água também. A rede da cidade de trens, bondes, balsas e ônibus faz um trabalho excepcional, e todo o sistema oferece um excelente custo-benefício – não é de admirar que 91 por cento dos moradores locais tenham elogiado o sistema de transporte público da cidade em nossa pesquisa. Baixe o aplicativo de viagem GVP antes de sua visita e explore tudo o que a cidade tem a oferecer.
11. Londres
Conseguir que 91 por cento dos londrinos concordem com algo não é tarefa fácil, mas o povo da Cidade Grande se uniu para celebrar a majestade do sistema de transporte público de Londres. Ok, isso pode ser um pouco exagerado, mas os números não mentem: os ônibus, trens e metrô de Londres são fáceis de usar e surpreendentemente eficientes, sem mencionar a iconografia estética. O Metrô de Londres é o destaque (e o astro de inúmeros filmes e programas de TV), mas os adorados ônibus vermelhos de dois andares da cidade também são muito queridos. Adicione o Docklands Light Railway sem motorista (e o herói suburbano London Overground) e você tem um sistema que merece ser celebrado. O cartão Oyster para visitantes também funciona como uma lembrança elegante.
12. Madri
O sistema de transporte público de Madri é um dos mais abrangentes da Europa – na verdade, 89 por cento da população da cidade vive a menos de um quilômetro de uma estação. Coincidentemente ou não, 88 por cento dos madrilenos que entrevistamos estão satisfeitos com a rede de transporte público da cidade. Além do metrô, o sistema inclui trens leves, ônibus e também trens regionais, e uma variedade de bilhetes estão disponíveis – com os trens de cercanías atualmente gratuitos para passageiros regulares. Vai ficar por um tempo? Adquira um passe mensal. Quer circular pela cidade ao longo de alguns dias? Um bilhete de 10 viagens deve resolver.
13. Edimburgo
Oh, Edimburgo, você é encantadora. A capital escocesa é uma das cidades mais bonitas do Reino Unido, com uma arquitetura grandiosa e uma atmosfera convidativa que define o termo ‘convivial’. E embora Edimburgo seja extremamente caminhável, o transporte público da cidade também é fantástico, com ônibus de fácil uso cruzando a cidade dia e noite. Em nossa pesquisa, sólidos 88 por cento dos moradores locais disseram que era fácil se locomover usando o transporte público. Os bondes podem não ser tão icônicos quanto outros no norte britânico (e não são isentos de controvérsia localmente), mas eles fazem mais do que o necessário. O aplicativo Transport for Edinburgh (TfE) será seu novo melhor amigo aqui.
14. Paris
A palavra ‘icônico’ é muito usada, mas o Metrô de Paris é um símbolo icônico de uma das cidades mais icônicas do planeta. Este é o segundo sistema de metrô mais movimentado da Europa (Moscou fica em primeiro lugar), uma rede densamente construída que abrange mais de 300 estações em 16 linhas. Algumas dessas estações são atrações por si só, desde as paredes cheias de história da Bastilha até as vibrações quase steampunk de Arts et Métiers. O Metrô 1 cobre os pontos turísticos clássicos, enquanto o Metrô 6 se move principalmente acima do solo e oferece vistas seriamente impressionantes. E enquanto o Metrô recebe a maior parte da atenção, o transporte público em Paris também inclui ônibus, bondes e trens regionais, incluindo o pioneiro RER. Em nossa pesquisa, 84 por cento dos locais deram sinal verde para o transporte público em Paris.
15. Nova Iorque
O transporte público de Nova Iorque tem seus críticos – incluindo muitos nova-iorquinos – e grande parte das críticas é bem fundamentada. O metrô não é exatamente o mais limpo, e a ideia de pontualidade parece ter sido abandonada, com anos de subfinanciamento cada vez mais evidentes. Mas a menos que você tenha horas de sobra para percorrer as ruas (e um par de sapatos realmente confortável), ainda não há uma maneira melhor de se locomover por Nova Iorque do que o seu sistema de transporte público. O metrô é o maior do mundo se você contar pelo número de estações, e o extenso sistema de ônibus facilita a exploração, mesmo longe dos trilhos. Além disso, há algo icônico em atravessar o metrô em Nova Iorque, se você abraçar as peculiaridades. Os nova-iorquinos certamente fazem isso: apesar de tudo, 83 por cento deles disseram que era fácil se locomover na cidade usando o transporte público.
16. Montreal
Montreal, Montreal. A segunda maior cidade do Canadá é um deleite para explorar, seja a pé ou por meio do bem desenvolvido sistema de transporte público de Montreal. Este último facilita o primeiro, é claro – 83 por cento dos habitantes de Montreal dizem que a cidade é fácil de percorrer através do transporte público – então familiarize-se com o ônibus e o moderno Métro de rodas de borracha para aproveitar ao máximo sua viagem. Uma variedade de bilhetes está disponível para viagens de vários dias, e os pequenos humanos menores de 11 anos viajam de graça. O site da Société de Transport de Montréal também possui itinerários detalhados para explorar a cidade por meio do transporte público.
17. Chicago
O sistema de transporte público de Chicago pode não ser perfeito, mas a Autoridade de Trânsito de Chicago (CTA) faz um bom trabalho na manutenção das oito linhas de trem ‘L’ (abreviação de ‘elevado’) da cidade, além de 129 rotas de ônibus. Eles introduziram inovações como frenagem regenerativa sem comprometer a eficiência. E a satisfação pública é quase tão alta quanto em Nova Iorque: de acordo com nossa pesquisa, 82 por cento dos habitantes de Chicago têm coisas positivas a dizer sobre a rede de sua cidade.
18. Pequim
Pequim é uma das cidades mais populosas do mundo, o centro urbano mais congestionado da China e uma verdadeira metrópole 24 horas por dia. Dado o tamanho e a amplitude da capital chinesa, não é pouca coisa que 81 por cento dos habitantes de Pequim expressem satisfação com a qualidade e eficiência do transporte público lá. O congestionamento nas estradas não surpreende, tornando o metrô a forma mais popular de transporte público aqui, com mais de 500 milhas de trilhos espalhados por 27 linhas e quase 500 estações. A rede está sempre crescendo, com ônibus, trolebuses e trens também se movendo pela cidade dia após dia.
19. Mumbai
Você já esteve em Mumbai se não passou um tempo de qualidade nos trens locais da cidade? É uma experiência e tanto, embora seja provavelmente melhor evitá-la na hora do rush, a menos que você seja um veterano de tais situações. Ainda assim, 81 por cento dos moradores locais dizem que é fácil atravessar Mumbai usando o transporte público, e o sistema certamente mantém a metrópole em movimento, com milhões de pessoas usando os ônibus, riquixás, metrô e táxis da cidade diariamente. A cidade também introduziu o aplicativo Chalo Pay – um pioneiro no transporte público indiano – tornando tudo um pouco mais fácil. Baixe o aplicativo M-indicator para acompanhar os horários e deixe Mumbai se desdobrar diante de você.
Com conteúdo de timeout.com/
Lucas Wanderlust tem um espírito aventureiro incansável, sempre em busca de novas experiências de viagem. Fascinado pelo mundo e pela possibilidade de explorar destinos desconhecidos, ele se apaixonou pela sensação de liberdade e autodescoberta que viajar sozinho proporciona. Com uma mochila nas costas e um coração aberto para o desconhecido, Lucas embarca em jornadas cheias de emoção, onde cada destino se torna um capítulo único em sua história de vida. Ele se entrega de corpo e alma à magia das viagens solitárias, inspirando outros a seguirem seus passos e a descobrirem a si mesmos através da aventura.