20 DAS MELHORES TRILHAS NA EUROPA

Nossa seleção cuidadosa das melhores trilhas na Europa, desde as alturas nevadas dos Alpes até a costa vulcânica da Madeira


As melhores trilhas na Europa levam você pelas altas montanhas dos Alpes suíços e ao redor das dramáticas costas vulcânicas das Ilhas Canárias. Elas o conduzem pelas florestas boreais e geleiras da Suécia, e pelas planícies ventosas das Terras Altas da Escócia.

A Europa é composta por mais de 40 países, cada um com sua própria cultura única, além de uma paisagem distinta e diversificada. Acrescente a isso suas 10 principais cordilheiras e 504 parques nacionais, e você terá um território de caminhadas vasto para explorar.

Fizemos o trabalho árduo para você e elaboramos uma lista das 20 melhores trilhas na Europa. Para nós, ‘melhores’ significa algo que vai lhe mostrar paisagens deslumbrantes, levá-lo fora do caminho comum e desafiá-lo da melhor maneira possível. Também queríamos destacar algumas das paisagens diversificadas do continente e abrir seus olhos para alguns países que talvez você não tenha considerado explorar…

AS MELHORES CAMINHADAS MULTIDIA NA EUROPA

1. O DESAFIO DAS TRÊS MONTANHAS DOS BÁLCÃS, ALBÂNIA, KOSOVO, MONTENEGRO E MACEDÔNIA DO NORTE

  • Perfeito para: explorar os picos selvagens dos Bálcãs
  • Países: Albânia, Kosovo, Montenegro e Macedônia do Norte
  • Nível: Difícil Duração: 5-6 dias

Um percurso realmente extraordinário, que leva você a três cumes e quatro países nos Bálcãs. Você começará escalando o Monte Korab (2764m), um cume compartilhado pela Albânia e pela Macedônia. O dia começa nos vales verdejantes da Albânia, e a subida é desafiadora, porém não técnica, passando por pastagens exuberantes. Após a descida, você seguirá de carro para o país mais jovem da Europa, o Kosovo.

No dia seguinte, você subirá o pico mais alto, o Gjeravica (2656m), passando por campos de pedras e um lago glaciar em forma de coração até o imponente cume. Desça pela antiga rota de patrulha de fronteira da Iugoslávia e passe a noite em uma cabana de pastor. A partir daí, você caminhará por pastagens verdejantes e florestas antigas dos Alpes Orientais em direção à fronteira de Montenegro. Seu pico final, no dia seguinte, é o rochoso Zla Kolata (2534m), o pico mais alto de Montenegro.

Este percurso é chamado de Desafio das Três Montanhas por um motivo – você estará fazendo longas caminhadas em dias desafiadores, subindo passagens íngremes. Mas você também terá a oportunidade de vivenciar caminhadas de montanha em uma das regiões mais subestimadas da Europa.

2. ESCALE O MONTE ROSA, ITÁLIA

  • Perfeito para: Montanhistas experientes em busca de cumes
  • País: Itália
  • Nível: Desafiador
  • Duração: Entre 4-6 dias

Monte Rosa (4554m), um maciço na fronteira entre Suíça e Itália, é uma imensa montanha. Ele contém a maior extensão de terra acima dos 4000m nos Alpes e possui 18 picos verdadeiros (12 acima dos 4000m). Isso significa que há uma enorme variedade de rotas de caminhada diferentes.

Uma opção popular é a “The Spaghetti Tour”, uma rota sinuosa de quatro a seis dias através do maciço, que passa por alguns de seus picos mais altos. Você ficará hospedado em algumas das cabanas de montanha mais altas da Europa – do lado italiano da montanha – que são conhecidas por sua massa (daí o nome).

Você também pode usar uma cabana de montanha como base e conquistar vários picos. A partir da Cabana Mantova, você pode escalar a Pirâmide Vincent (4215m) em um dia e, no dia seguinte, a icônica Punta Gnifetti (4554m), o que envolverá a travessia de geleiras e a navegação por cristas rochosas. Apenas para caminhantes experientes!

3. O DESAFIO DO ANEL DE PICOS, ESPANHA

  • Perfeito para: Qualquer pessoa que deseje um desafio de caminhada difícil e fora do radar
  • País: Espanha
  • Nível: Difícil
  • Duração: 4-5 dias, caminhando 7-10 horas por dia

O Parque Nacional dos Picos da Europa se estende por três províncias do norte da Espanha e consiste em colinas verdes, florestas que abrigam o urso-pardo e o lobo-ibérico. A jóia crivada de penhascos na coroa são os picos de calcário recortados dos Picos da Europa, muitos dos quais você irá conquistar neste circuito de trekking desafiador.

O Desafio do Anel de Picos é uma epopeia de 58 km ao redor do maciço oeste dos Picos. Você escalará até os cumes de Cotalba (2026m), Jario (1913m), Jultayu (1940m) e até o Mirador de Ordiales (1750m), e descerá para vales verdejantes e florestas. Um dos dias mais difíceis na trilha leva você ao Desfiladeiro de Cares e até o Canal de Trea, um desfiladeiro íngreme com uma subida constante. As vistas são espetaculares e você mal verá uma alma.

4. A TRAVESSIA DA COSTA À COSTA NA MADEIRA, PORTUGAL

  • Perfeito para: Amantes de ilhas
  • País: Madeira, Portugal
  • Nível: Desafiador
  • Duração: 4-5 dias

Se você deseja fazer uma travessia de ilha mais fácil do que a icônica trilha GR20 da Córsega, mas com vistas igualmente belas, considere fazer trilhas menos conhecidas pela Madeira. Existem muitas caminhadas maravilhosas que podem ser conectadas para criar uma travessia de costa a costa.

Partindo da capital Funchal, você seguirá por uma trilha tranquila ao longo dos tradicionais canais de irrigação da Madeira (levadas) e zig-zagueará por penhascos verticais até Porto da Cruz, com vistas para o oceano, floresta densa, flores silvestres e montanhas. No dia seguinte, você atravessará a floresta de louros designada como Patrimônio Mundial pela UNESCO da Madeira.

No dia seguinte, você fará a trilha PR1 da Madeira, que percorre os três picos mais altos da ilha – Pico do Arieiro (1817m), Pico das Torres (1851m) e Pico Ruivo (1862m). Após isso, haverá uma descida íngreme das terras altas até a intocada costa norte da Madeira, até a Praia de Seixal, uma praia dramática com areia vulcânica negra e cachoeiras estrondosas.

5. TOUR DO MONT BLANC, FRANÇA

  • Perfeito para: Vistas alpinas clássicas, não é necessária experiência em alpinismo
  • Países: França, Itália e Suíça
  • Nível: Desafiador – subidas e descidas íngremes diariamente
  • Duração: 9 a 11 dias, 5 a 7 horas por dia

Quando se trata de fazer trilhas na Europa, esta mãe de todas as caminhadas circunda as íngremes encostas da montanha mais alta dos Alpes: o Mont Blanc. Fazer a trilha do Tour du Mont Blanc (TMB) apresenta ao caminhante ambicioso algumas das paisagens mais dramáticas e versáteis do mundo. É uma das caminhadas mais famosas da Europa, comparável ao Caminho de Santiago, e uma das melhores férias a pé na Europa. Com seus 170 quilômetros, é certamente uma trilha de longa distância – e você estará caminhando em trilhas de alta montanha com um grande ganho de elevação (cerca de 10.600m/35.000 pés) ao longo dos 11 dias de caminhada.

A história do Tour de Mont Blanc também é muito interessante – foi originalmente percorrida pelo geólogo genebrino Horace Benedict de Saussure nos anos 1700. Ele tinha a intenção de encontrar um caminho para subir até o Mont Blanc, mas, ao falhar nisso, acabou dando a volta completa na montanha.

6. A TRILHA SELVAGGIO BLU, SARDENHA

  • Perfeito para: Qualquer pessoa que não consiga escolher entre o mar e as montanhas
  • País: Itália
  • Nível: Desafiador
  • Duração: 4-5 dias

É conhecida por ser a trilha mais difícil da Itália, mas acontece na tranquila e ensolarada ilha da Sardenha. A trilha Selvaggio Blu é uma rota épica de 40 quilômetros que inclui 4200 metros de ganho vertical, cinco rappels e duas vias ferratas. Você caminhará por arcos de pedra, desfiladeiros estreitos e florestas.

No entanto, é possível evitar ou contornar algumas dessas escaladas mais desafiadoras, já que o Selvaggio Blu possui várias variações um pouco mais fáceis – um guia (pelo menos um mapa preciso) é altamente recomendado para navegar por ele. Além dessas escaladas e subidas difíceis, você pode relaxar com um mergulho em algumas das praias mais bonitas da Sardenha.

7. MONTE TRIGLAV, ESLOVÊNIA

  • Perfeito para: Uma introdução à via ferrata
  • País: Eslovênia
  • Nível: Médio
  • Duração: 2 dias

Subir o Monte Triglav é um rito de passagem para os caminhantes eslovenos e para os alpinistas que visitam este país. Existem duas maneiras de acessar o cume de 2864 metros, ambas desafiadoras e ambas dependendo de rotas de via ferrata ou cabos fixos para ajudar os escaladores a atravessar a pedregulho e trilhas estreitas.

Você começará a caminhada pelo verdejante Vale Krma, antes de subir pela floresta de pinheiros até um planalto elevado e chegar à cabana Kredarica. O dia da conquista do cume é uma caminhada de 8 a 9 horas por um caminho rochoso e 400 metros de via ferrata. Por causa disso, apenas alpinistas muito experientes devem alcançar o cume do Triglav sem um guia. Existem muitas outras trilhas incríveis na Eslovênia também.

8. A TRILHA TRANSCAUCASIANA, GEÓRGIA

  • Perfeito para: picos selvagens e passes de alta altitude
  • País: Geórgia
  • Nível: Desafiador
  • Duração: 10 dias

Quando você faz trilhas na Geórgia, está explorando onde poucos estiveram antes. As áridas Montanhas do Cáucaso da Geórgia se abriram para o turismo apenas nos últimos anos. A Trilha Transcaucasiana é uma nova iniciativa – a criação de uma trilha de 3000 km seguindo as Montanhas do Cáucaso Maior e Menor e conectando 24 parques nacionais e reservas na região, que é uma das áreas mais diversas biologicamente, culturalmente e linguisticamente do mundo.

Dificilmente você terá tempo para fazer toda a trilha, mas a seção da Geórgia é uma aventura intrépida de 10 dias e totalmente viável com as férias anuais. Ela o leva pela Região de Svaneti, atravessando cinco importantes passes de montanha, e por paisagens em rápida transformação, desde florestas densas até picos glaciais pontiagudos do Cáucaso. Você verá animais selvagens como veados, camurças e marmotas durante o percurso.

Há muitas outras trilhas na Geórgia, se você estiver interessado em explorar este destino de caminhadas subestimado. O terceiro pico mais alto do país, o Monte Kazbek (5054m), também pode ser escalado.

9. A TRILHA WEST HIGHLAND WAY, ESCÓCIA

  • Perfeito para: Explorar as Terras Altas Escocesas
  • País: Escócia
  • Nível: Moderado
  • Duração: 5-10 dias

A Trilha West Highland Way é uma das caminhadas multi-dias mais icônicas do mundo. O mesmo pode ser dito sobre as Terras Altas Escocesas em geral, sendo um dos destinos de caminhadas favoritos do mundo.

A rota da Trilha West Highland Way tem tudo o que você precisa. Partindo de Milngavie, uma pequena cidade perto de Glasgow, você segue 95 milhas ao norte até Fort William – próximo ao Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido. Ao longo do caminho, você caminhará nas bonitas margens do Loch Lomond e subirá o Conic Hill para belas vistas sobre o lago. Você passará por Glencoe, perto da famosa forma de Buachaille Etive Mor, através do Rannoch Moor e, eventualmente, chegará a Glen Nevis e Fort William.

Existem opções de hotéis, cabanas de montanha ou chalés para ficar ao longo do caminho, embora muitas pessoas optem por acampar. Esta é a trilha mais antiga do Reino Unido e continua sendo uma das melhores trilhas de caminhada do mundo.

10. TRAVESSIA DE GRAN CANARIA, ESPANHA

  • Perfeito para: Novas perspectivas de destinos conhecidos
  • País: Espanha
  • Nível: Desafiador
  • Duração: 5-6 dias

As Ilhas Canárias são conhecidas por serem um destino de sol de inverno e pelo turismo de resorts. No entanto, elas também são destinos de caminhadas fantásticos o ano todo, com trilhas tranquilas cruzando seus interiores intocados. Gran Canaria é conhecida como um ‘continente em miniatura’, devido à diversidade de suas paisagens e microclimas. Existem muitas rotas por toda a ilha, muitas delas passando por seus barrancos (ou desfiladeiros).

Nossa opção favorita é começar sua caminhada no interior, no Barranco de Guayadeque – um desfiladeiro habitado por canários pré-hispânicos em intrigantes casas cavernas. Você passará por uma floresta de pinheiros e subirá até o cume do Pico de Las Nieves (1950m), a montanha mais alta de Gran Canaria. No dia seguinte, você atravessará as terras altas rochosas até o famoso Roque Nublo, um monólito de 80 metros envolto em mitos e mistério.

A partir daí, você passará por aldeias em cavernas e mirantes de montanha, até descer por uma rara floresta subtropical de laurissilva. Em seguida, você descerá lentamente pelo Vale de Agaete, o vale mais fértil da ilha, até chegar à vila costeira de Agaete. E sim, é hora de nadar e relaxar agora.

Embora a caminhada não ocorra em altitudes elevadas, classificamos como desafiadora porque você caminhará por até 10 horas por dia, e o calor pode tornar a caminhada difícil para algumas pessoas.

11. A TRILHA LAUGAVEGUR, ISLÂNDIA

  • Perfeito para: Fogo e gelo
  • País: Islândia
  • Nível: Desafiador
  • Duração: Aproximadamente 4-5 dias

Esta trilha de 55 km foi classificada como uma das melhores do mundo pela National Geographic, e é fácil entender por quê. A trilha Laugavegur leva você por montanhas coloridas como um arco-íris, passando por nascentes termais, geleiras e encostas vulcânicas.

A trilha começa na colorida e geotermal Reserva Natural de Landmannalaugar. Você subirá pelas encostas negras de obsidiana de Hrafntinnusker e cruzará o escasso campo de cinzas negras de Mælifellssandur. A partir daí, você passará para Þórsmörk, ‘O Vale de Thor’, uma área surpreendentemente verde aninhada entre três geleiras.

Você pode optar por ficar em cabanas rústicas de montanha ou acampar do lado de fora delas. Recomendamos a segunda opção, pois o clima na trilha é muito imprevisível!

12. HAUTE ROUTE, FRANÇA E SUÍÇA

  • Perfeito para: Vistas clássicas dos Alpes
  • Países: França/Suíça
  • Nível: Desafiador
  • Duração: Aproximadamente 10-12 dias, 6-8 horas por dia

A Haute Route começa aos pés do Mont Blanc, o maciço mais alto da Europa Ocidental, e termina nas encostas da montanha mais famosa, se não a mais elegante e instantaneamente reconhecível de todas, o Matterhorn.

Embora tenha se tornado conhecida como uma das melhores caminhadas de inverno de esqui, a versão de verão desta trilha, com 200 km de extensão, certamente não é menos interessante ou desafiadora. Nesta caminhada, você cruzará 11 passes, acumulará mais de 12.000 metros de ascensão e passará sob dez das doze montanhas mais altas dos Alpes.

13. TATRANSKÁ MAGISTRÁLA, ESLOVÁQUIA

  • Perfeito para: Aventuras alpinas relaxadas
  • País: Eslováquia
  • Nível: Moderado
  • Duração: 4 dias

Caminhe pelas Montanhas Tatras Altas, a única cordilheira alpina da Europa Oriental, ao longo da trilha Tatranská Magistrala. Ela o levará por paisagens épicas, desde florestas de abetos e cristas rochosas até lagos espelhados. Esta trilha de 42 quilômetros começa na remota vila de Podbanské, nas encostas das Tatras Ocidentais, e termina no ainda mais remoto lago de Vel’ké Biely Pleso (embora muitas pessoas continuem a caminhar até a pitoresca vila de Ždiar).

O caminho é relativamente fácil e mantém-se principalmente nas altitudes de 1200m a 1800m. No entanto, existem algumas montanhas com mais de 2000m que você terá que escalar, incluindo o Sedlo pod Svišt’ovkou (2.023m) e o Vel’ka Svit’ovka (2.037m). A pedra brita nos caminhos pode ser escorregadia, mas existem correntes para ajudar no suporte. Você pode descansar em cabanas de montanha ao longo da trilha.

14. ALTA VIA DAS DOLOMITAS, ITÁLIA

  • Perfeito para: Montanhas majestosas, deliciosa massa
  • País: Itália
  • Nível: Desafiador
  • Duração: 10-14 dias

As pontiagudas montanhas, rochedos e pináculos das Dolomitas são Patrimônio Mundial da UNESCO por várias razões. Há história, onde as trilhas recebem nomes da Primeira Guerra Mundial, passando por abrigos abandonados pelo caminho. Há cultura: visite os pastores ladinos em suas antigas aldeias isoladas. Há também diversidade em beleza e idioma. Atravesse prados pastéis de flores silvestres e ouça sussurros de diferentes idiomas habitando os Alpes italianos.

Há muitas caminhadas por esta gloriosa região da Itália também. Alta Via I e Alta Via II são duas das melhores rotas de longa distância – II é um pouco mais longa e difícil, mas você também pode fazer uma mistura das duas, escolhendo as partes mais pitorescas de cada rota. Isso inclui o Van de Zita, com seus vales de alta altitude e agulhas de rocha, e as majestosas formações rochosas de Cinque Torri, que estão rodeadas por prados alpinos. Descanse em aconchegantes cabanas de montanha e desfrute da comida italiana rústica após um longo dia de caminhada.


15. MONT BLANC, FRANÇA

  • Perfeito para: Montanhistas aspirantes
  • País: França
  • Nível: Desafiador
  • Duração: 2-3 dias

Bem, isso é um pouco mais do que uma caminhada. Escalar o Monte Branco é um desafio físico, atingindo o pico da montanha mais alta da Europa Ocidental, a 4810 metros de altitude. Você precisará ser proficiente no uso de crampons e um piolet (machado de gelo) para percorrer rochas e gelo, e precisará de um guia experiente.

Existem algumas maneiras de atingir o cume, sendo a mais fácil delas usar o Tramway du Mont Blanc até o Nid d’Aigle, depois subir pela Aiguille Gouter e a crista da Bosse. Ao longo do caminho, hospede-se em Refúgios, que devem ser reservados com antecedência. Experimente uma experiência prolongada de 7 dias, começando com uma deslumbrante escalada de treinamento no Gran Paradiso.

16. TRILHA DE CABANA A CABANA NO GRAN PARADISO, ITÁLIA

  • País: Itália
  • Nível: Desafiador
  • Duração: 3-4 dias

O Gran Paradiso fica no Vale de Aosta, nos Alpes do noroeste da Itália. Originalmente, este parque foi criado para preservar o Ibex, e o foco na flora e fauna ainda é um dos principais atrativos deste vasto parque. Suas trilhas excepcionais também são um destaque – existem algumas ótimas caminhadas curtas e epopeias de vários dias pelo parque.

Comece na vila de montanha de Pravieux, subindo pelo lado leste do vale até o Rifugio Tetras Lyre (1996m). Enquanto sobe, você terá vistas de geleiras e montanhas, incluindo a face norte do pico Gran Paradiso (4061m). Em seguida, há um dia de pastagens alpinas de grande altitude e os impressionantes lagos do Planalto Col Nivolet. Depois, você chegará ao Col Rosset (3024m), um dos passes mais altos para caminhar nos Alpes.

A caminhada do último dia passa pelo Lago Goletta, aos pés do Glaciar Goletta. Você continuará com uma ascensão constante até o Col Bassac Derè – o ponto mais alto da caminhada a 3082m – e desfrutará de algumas das paisagens mais selvagens até agora, com picos imponentes e geleiras. A trilha termina na pequena aldeia de Surrier – você estará cansado após três dias completos de caminhada.

17. O TRILHO DO REI (KUNGSLEDEN), SUÉCIA

  • Perfeito para: Uma introdução ao trekking no Ártico
  • País: Suécia
  • Nível: Moderado
  • Duração: 25-35 dias

O Kungsleden é a trilha de trekking mais famosa da Suécia, e com razão. Localizada acima do Círculo Ártico, é uma trilha de 450 quilômetros que o leva através dos vales verdes, vistas amplas e picos elevados da região de Abisko. Você passará pelas montanhas nevadas e florestas de abetos do Patrimônio Mundial da UNESCO de Laponia, por quatro parques nacionais e por algumas das paisagens mais selvagens da Suécia.

Apesar da extensão da trilha, ela é muito acessível, pois percorre terreno de baixa altitude ao longo de trilhas bem definidas (e, é claro, você não precisa percorrer toda a rota). Há muitas cabanas ao longo do caminho para descansar, ou você pode experimentar acampar e vagar livremente neste playground Ártico.

18. A TRILHA DO MATTERHORN, SUÍÇA

  • Países: Suíça e Itália
  • Nível: Desafiador
  • Duração: 6-10 dias

A Trilha do Matterhorn tem sido descrita como uma das trilhas mais bonitas do mundo, percorrendo muitas trilhas antigas que ligam os Alpes suíços e os vales italianos por séculos. A rota de 150 km oferece uma experiência multicultural, cruzando dos arredores intocados da Suíça para a Itália através do Vale do Matterhorn e hospedando-se em remotas cabanas de montanha ao longo do caminho.

Você caminhará por prados alpinos e subirá passagens elevadas, cercado por montanhas e geleiras dos dois lados. Uma das vistas mais icônicas da caminhada é o Matterhorn em forma de pirâmide refletido nas águas espelhadas do Lago Stellisee.

Se você tem tempo limitado, você sempre pode fazer uma versão reduzida da trilha do Matterhorn, que incorpora algumas das partes mais pitorescas da rota com algumas subidas desafiadoras, como o Monte Pfulwe (3313m).

19. GARGANTA DE VIKOS E ALÉM, GRÉCIA

  • Perfeito para: Explorar os cantos remotos da Grécia
  • País: Grécia
  • Nível: Fácil.
  • Duração: 2-3 dias

O Parque Nacional Vikos Aoos, no noroeste da Grécia, é um playground natural de desfiladeiros profundos, vales verdes, florestas exuberantes e rios de água rápida. Uma das caminhadas diurnas mais populares do parque leva você pela Garganta de Vikos, o desfiladeiro mais profundo do mundo. Mas você pode continuar a caminhar pelas trilhas do parque para uma gloriosa caminhada de vários dias.

Comece na região de Zagori, conhecida por suas 46 aldeias tradicionais de pedra (zagorohoria) cercadas pelas Montanhas Pindos e conectadas por antigas trilhas a pé. Comece na aldeia de Vradeto e caminhe até Kapesovo passando pelas famosas escadas de Vradeto (uma construção ornamentada com 1200 degraus de pedra e 39 curvas). Você passará por várias aldeias antes de atravessar a Ponte de Misios.

20. O DESAFIO DAS 15 MONTANHAS DO PAÍS DE GALES, PAÍS DE GALES

  • Perfeito para: Cristas rochosas e subidas íngremes
  • País: País de Gales, Reino Unido
  • Nível: Desafiador
  • Duração: 2-3 dias

Quinze montanhas. Quatro mil metros de ganho. Todas as montanhas com mais de 3000 pés de altura em Gales. E você pode fazer tudo isso em um fim de semana incrível. Para enfrentar os Welsh 3000s, vá para Snowdonia, lar das montanhas mais altas do País de Gales.

Caminhe e suba pelas cordilheiras de Carneddau, Glyderau e Snowdon, ascendendo cristas e conectando picos em rápida sucessão. Acrescente a isso as vistas estelares e a beleza natural de Snowdonia, e você terá um fim de semana cansativo, mas memorável.

Deixe um comentário